O projeto é uma parceria da Unifesp com a “Associação Frente das Mulheres do Portal D'Oeste II”, que busca gerar renda para mulheres e mães do território, integrando teoria e prática para o enfrentamento das vulnerabilidades do local.
O objetivo inicial é atuar na promoção de cursos de formação relacionados à área de corte e costura, contribuindo para o auxílio na sua estruturação financeira e nas questões jurídicas e também na divulgação da Associação e suas atividades.
Além disso, o projeto tem como objetivo a organização e montagem de uma cooperativa de produtoras, baseada no trabalho coletivo e autogestionário.
Equipe:
Profa. Dra. Luciana Rosa de Souza - Coordenadora do Projeto.
Camila Rodrigues - Responsável pelo auxílio nas entradas financeiras, pagamentos de impostos e desenvolvimento de mecanismos para melhor compreensão da contabilidade.
Daniela Gomes - Responsável pelo apoio, planejamento e desenvolvimento orçamentário do Projeto.
Lucas Ferreira - Responsável pelo auxílio às demandas jurídicas do Projeto, pesquisas sobre regulação fundiária e direito empresarial, e no estabelecimento de parcerias externas.
Natália de Holanda - Responsável pelo apoio, planejamento e desenvolvimento orçamentário do Projeto.
Nathalia Jurkovic - Responsável pela gestão de documentos e registros, acompanhamento e assistência no Projeto.
Este projeto é uma atividade da UAES (Universidade Aberta à Economia Solidária), programa de extensão da Unifesp, que busca contribuir para a expansão e consolidação da AUP (agricultura urbana e periurbana). Trata-se de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que visa mobilizar o potencial de instituições de ensino superior em âmbito nacional para desenvolver tecnologias sociais de horticultura comunitária.
O projeto tem como objetivo: aperfeiçoamento, sistematização e disseminação de práticas de organização associativa da agricultura urbana, orientadas pelos princípios da agroecologia e da economia popular solidária com capacidade de promover saúde, soberania e segurança alimentar e nutricional para famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa se justifica em relação ao potencial da agricultura urbana e periurbana para alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto pela Organização das Nações Unidas.
Além dos trabalhos em Osasco, o projeto também contará com atividades em mais quatro campi da Unifesp: Baixada Santista, Diadema, Guarulhos e Zona Leste.